quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Esboço - O PODER DE DEUS E AS IMPOSSIBILIDADES DOS HOMENS

 
TEXTO: JOÃO 5: 1 - 15


Introdução:

- A Bíblia Sagrada é também o registro das ações poderosas de Deus diante das impossibilidades dos homens.

Veja por exemplo:

- O evangelista Marcos no capitulo 03: 10 registra o seguinte:
“Pois curava a muitos de modo que todos os que padeciam de qualquer enfermidade se arrojavam a ele para o tocar”.

- O evangelista João registra no capitulo 02 Jesus demonstrando seu poder numa festa de casamento. Fazendo algo impossível para homens: transformando agua em vinho.

- No capitulo 05 do Evangelho de João, o texto que lemos, parece que mais uma vez encontramos Jesus diante da impossibilidade do homem.

- Jesus subia para Jerusalém para participar de uma festa dos Judeus. Numa das entradas de Jerusalém, um lugar chamado
“Betesda” que quer dizer misericórdia. Um tanque onde se encontravam enfermos, cegos, coxos, paralíticos. Neste lugar um homem enfermo havia 38 anos esperando que alguém o ajudasse entrar no tanque para ser curado.

- É nesse contexto carregado de desesperança e impossibilidades que aprendemos sobre o Poder de Deus se manifestando diante da impossibilidade do homem.

Vejamos:

I – O PODER DE JESUS E O NOSSO MEDO DE CRER

1 – A manifestação do poder de Deus nem sempre combinará com seu bom senso. No vers 06 Jesus pergunta: “queres ser curado?” Jesus vendo-o deitado e sabendo que estava assim, havia muito tempo, perguntou-lhe.

- Eu fico pensando quanta coisa deve ter passado pela cabeça daquele homem naquele instante. Será que seria de bom senso confiar em Jesus, depois de tantas experiências frustradas em busca da cura? Será que seria seguro para aquele homem confiar em Jesus?

- A manifestação do poder de Deus nem sempre combinará com o seu bom senso. Nem sempre considerará a sua necessidade de segurança. Mas uma coisa acontecerá sempre:

2 – A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS SEMPRE NOS LEVARÁ A DEPENDERMOS MAIS DE DEUS. Este é o plano de Deus para os seus mais honrados servos.

II – O PODER DE JESUS NÃO SE RESTRINGE PELO TEMPO.

- O vers 05 nos diz:
“Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos”
Com certeza você sabe muito bem que trinta e oito anos não são três anos, ou... numa visão humana, não dava mais tempo. Ele se acostumara daquele jeito. Se alguma coisa pudesse ser feita, já deveria ter sido feita. Afinal 38 anos! Numa visão humana, Jesus estava atrasado! Deus estava atrasado!

- Lembre-se: Deus não pensa como pensamos; passado, presente e futuro. Ele vê tudo de uma vez só. – Nunca é tarde demais quando Deus chega.

- O que para nós é inicio ou fim, para Deus é parte de um processo, em que Ele está trabalhando em nossas vidas, para realização de algo muito maior e melhor do que podemos imaginar.

III – O PODER DE JESUS DESAFIA A NOSSA FÉ

1 – Algumas palavras de Jesus que desafiaram a fé daquele homem:

- A graça e o poder de Deus estavam operando naquele homem, e por causa disso ele poderia responder àquelas palavras desafiadoras de Jesus:

1.1 –
Queres ser curado? O poder de Deus muda o nosso querer.

1.2 –
Levanta-te – O poder de Deus nos tira do desanimo e da apatia.

1.3 –
Toma o teu leito – O poder de Deus restaura nossa dignidade. A nossa autoestima.

1.4 –
Anda – O poder de Deus nos leva a prosseguir.

2 – Fé é obedecer a Palavra de Jesus. Ainda que Ele nos dê algumas ordens aparentemente absurdas.

- Deus está fazendo estas mesmas perguntas agora mesmo para você!
Deus está agora mesmo dando ordens a você. E na medida em que você obedecer ele manifestará seu poder em sua vida.

IV – OS RESULTADOS SÃO SEMPRE PARA A GLÓRIA DE DEUS

1 – Antes de promover minha felicidade e a sua, Deus promove o seu próprio nome, sua glória. Você não se tornará grande. Você se tornará dependente da forte mão de Deus. O milagre realizado demonstra que Jesus é o Filho de Deus e Ele declara que trabalhava com o seu Pai, e o fazia como melhor lhe parecera; Vs 17-23.

2 – A manifestação do poder de Deus declara sua autoridade como Salvador. Chegaria um tempo em que os mortos ouviriam a sua voz como Filho de Deus e viveriam.

3 – As necessidades que você coloca nas mãos de Deus se transformam em oportunidades ilimitadas. Deus se engrandecerá através de você.

4 – A coisa mais importante na vida é conhecer e experimentar o poder de Deus. Paulo disse: “desejo conhecê-lo” filipenses 3: 10. Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para ajudar aqueles que crêem nEle. Foi esse mesmo grandioso poder que levantou a Cristo dentre os mortos e o fez assentar no lugar de honra no céu. Efésios 1: 19-20.

APLICAÇÃO PRÁTICA

1 - Como você tem se comportado diante de situações ``impossíveis’’?
2 - Que ensinamentos desta mensagem você poderia aplicar na sua vida?


AUTOR: Rev. Honório Portes Júnior
Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Cachoeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário