quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Esboço - 5 VERDADES ASSUSTADORAS SOBRE A CRUZ




Texto: Mt 10:34,35/Jo 15:12-20



I. A CRUZ É UM INSTRUMENTO DE MORTE

1. Ela não só se refere às lutas aqui, mas, significa, literalmente, nossa morte

2. Em minha entrega a Cristo estou assinando a minha própria morte

3.
“... pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” – Gl 6:14 .

4. Quem morre perde tudo

5. Por isso os discípulos disseram a Jesus que Ele não deveria admitir a idéia da morte na cruz

a. Se Ele morresse, estaria perdida toda a chance de se tornar rei;

b. Todos os seus sonhos morreriam com Ele;

c. Seus milagres morreriam com Ele;

d. Sua juventude morreria com Ele.

6. Morrer implica em perder tudo o que amo sobre a face da terra

7. E o que significa morrer? Ser crucificado?

a. Significa que você se vendeu a Cristo. “Somos devedores”;

b. Quem não nega a si mesmo e não toma a cada dia sua cruz...

c.
“Temos nos tornado participantes de Cristo... “ – Hb 3:14 ;

d. 1Pe 4:12 , 1Pe 4:13 .

e.
“Não é o servo maior que seu Senhor, se a mim me perseguiram... “ Jo 15:19 .

f. Rm 6:1-14

II. A CRUZ É UM INSTRUMENTO DE DOR

1. A cruz é, provavelmente, o mais doloroso método de morte

2. Levar nossos desejos pecaminosos à cruz é um proceso doloroso

3. A consciência de pecado provoca dor

a. Aquele que peca, pede perdão e não sente dor, não se arrependeu

b. A cruz é um instrumento de dor

c. Sabe porque muita gente não se converte? Porque não quer ser crucificado, não quer sentir dor.

d. É comum ouvir um crente dizer:
“Pastor, com essa mensagem estou me sentindo como se tivesse apanhado de verdade”

4. OBS: Você não pode fazer o trabalho da cruz. Só quem pode é Deus

a. “Nós o reputamos por aflito, ferido de Deus...”

b. A Deus agradou moê-lo, fazendo-O enfermar”

5. Tomar a cruz diariamente implica em estar diariamente comprometendo-se a uma vida de dor pelo Evangelho

6. Paulo disse: “Meus filhinhos, por quem sinto novamente as dores de parto” – Gl 4:19 .

III. A CRUZ É UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DO QUAL DEUS MEXE COM NOSSA ESTRUTURA

1. Isto significa que quando caminhamos para a cruz, o Senhor nos desmonta

2.
“Pai, passa de mim este cálice sem que eu o beba”

3. A cruz desmonta nossa natureza; nossa opinião; A cruz desmonta nossa experiência; nossos projetos; A cruz desmonta os pilares da nossa estrutura emocional; A cruz faz homem forte chorar

4. Quando somos levados à cruz, nossas entranhas são reveladas, nossa fraqueza é exposta e não tem como taparmos a face com as mãos.

IV. A CRUZ É A PONTE ENTRE O MUNDO FÍSICO E O MUNDO ESPIRITUAL

1. Quando se está na cruz, tudo o que acontece no mundo físico reflete no mundo espiritual

2. Cada uma das palavras de Jesus, bem como cada um dos gestos causaram sobressalto no mundo espiritual

3. Na cruz você se torna um espetáculo para o mundo espiritual – ICo 4:9 .

4. Temos que ter consciência disto, temos que entender a importância de cada passo, de cada atitude

V. A CRUZ É O LUGAR DO SACRIFÍCIO EXPIATÓRIO/SUBSTITUTIVO

1. Jo 15:12 , Jo 15:13 ;

2. Dar a vida em favor de seus amigos;

3. Is 58:6-12 ;

4. Você é capaz de levar a carga do seu irmão?

5.
“Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a Lei de Cristo” - Gl 6:2 .

Em Cristo, Pb. Sandoval Juliano - 02.03.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário