quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Esboço - A IGREJA PRECISA DE LÍDERES PREOCUPADOS COM O MUNDO


Texto Bíblico: Atos 17: 15-34

Propósito: Edificação Cristã/ Crescimento da Igreja


1. INTRODUÇÃO

- No ano de 2004 a cidade de Atenas, na Grécia, foi o centro das atenções do mundo porque hospedou os primeiros jogos olímpicos do terceiro milênio. Contudo, é incomparável a gloria da cidade de Atenas na antiguidade em relação a Atenas dos nossos dias.

- Os historiadores são unânimes em afirmar que a cidade de Atenas era o centro cultural e intelectual do mundo antigo. Era a cidade onde eram divulgadas as idéias de Aristóteles, Platão, Sócrates, Epicuro, Zenão e outros filósofos. No entanto, também era uma cidade cheia de corrupção moral, de licenciosidade, de libertinagem, escrava do materialismos, da ociosidade, da obsessão sexual, dos divertimentos, dos prazeres e das modas.

- Para piorar, Atenas também era uma cidade extremamente idólatra e supersticiosa. O texto que acabamos de ler vai nos mostrar um homem cristão que era uma verdadeiro líder segundo o coração de Deus; ele vai mostrar as atitudes do apostolo Paulo na cidade de Atenas, onde o clima estava caótico em função da idolatria e do pecado.

2. DESENVOLVIMENTO DO SERMÃO (Análise e Aplicação do texto)

I – A IGREJA PRECISA DE LÍDERES QUE VEJAM O MUNDO COM OS OLHOS DE DEUS (verso 16)

1. O apóstolo Paulo era um homem consciente do seu chamado divino. Primeiro, ele sabia que era apóstolo de Jesus Cristo segundo o mandado de Deus, nosso Salvador (I Timóteo 1:1); segundo, ele era obediente a visão que recebeu de Deus para ser um pregador do evangelho santo (Atos 26:19) e terceiro, ele sabia que fora constituído por Deus para ser pregador, apóstolo e doutor dos gentios (II Timóteo 1:11).

2. O verso 16 deixa evidente que o apóstolo Paulo chegou em Atenas e foi dar uma caminhada pela cidade e viu algo chocante: uma cidade escravizada pela idolatria. Você consegue enxergar a idolatria em nossa cidade?

3. O verso 16 afirma que a cidade estava “tão entregue à idolatria” (Kateidolos) que o espírito do apostolo ficou comovido, inconformado. A palavra Kateidolos, usada no verso 16 tem dois sentidos: primeiro, a cidade estava debaixo do domínio dos ídolos. O segundo sentido é que a cidade estava sufocada pelos ídolos Existem cidades escravizadas pelo materialismo, pela corrupção, pela imoralidade e pela mentira.

4. Atenas tinha mais deuses do que a própria Grécia. Não era à toa que os romanos antigos afirmavam que havia mais deuses em Atenas do que homens. E na nossa cidade, quantos deuses existem?

5. Você já tentou olhar a nossa cidade com os olhos de Deus? Você já percebeu que as pessoas da nossa cidade são escravizadas por deuses estranhos? Quais os ídolos que estão sufocando a nossa cidade?

II – A IGREJA PRECISA DE LÍDERES QUE SINTAM TRISTEZA PELOS PECADOS DO MUNDO A SUA VOLTA (verso 16)

1. A Igreja Evangélica da nossa geração precisa formar líderes sensíveis às necessidades deste mundo pecador.

2. O verso 16 diz que quando o apóstolo Paulo viu a cidade de Atenas
dominada pela idolatria a sua alma nobre ficou indignada, inquieta, aflita, revoltada e desafiada por aquele pecado abominável. O verbo usado no texto para expressar o estado de alma do apóstolo foi paroxymo (transtornar-se, indignar-se, ficar extremamente irritado).

3. A Bíblia, versão Almeida Revista e Corrigida (ARC, 1995) afirma que “o seu espírito se comovia em si mesmo” com a realidade idólatra de Atenas.

4. A versão Almeida Revisada (AVR, 1991 reforça essa idéia: “revoltava-se nele o seu espírito” por causa do domínio da idolatria na cidade de Atenas.

5. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH, 2001) afirma taxativamente que “Paulo ficou revoltado” ao ver a cidade de Atenas cheia de ídolos.

6. A versão Almeida Contemporânea (ECA, 1990) confirma que “o seu espírito se revoltava em si mesmo” ao ver Atenas entregue à idolatria.

7. A Nova Versão Internacional (NVI, 2003) dá um tom bem forte à reação de Paulo. O texto afirma que “Paulo ficou profundamente indignado” ao ver a cidade de Atenas sufocada pelos ídolos.

8. O Novo Testamento Fácil de Ler (NTFLV, 1999) reforça essa idéia afirmando que “o seu espírito se revoltou” quando viu a cidade cheia de ídolos, sufocada por eles.

9. Você já ficou triste com o crescimento da marginalidade no nosso país? Alguma vez você sentiu uma forte revolta pelo Brasil ter uma população carcerária de mais de 400 mil pessoas? A causa disso é a idolatria.

10. Você alguma vez percebeu que a quantidade de jovens entre 16 e 24 anos de idade que tem se envolvido com o mundo das drogas tem crescido geometricamente? Isso não lhe revolta? A causa disso é o pecado da idolatria.

11. São muitos os ídolos da nossa geração: os vícios, os prazeres, a violência, a insubmissão, o orgulho, a vã cobiça, o materialismo, a mentira, a ingratidão, a inveja, as vaidades, a corrupção, a injustiça, a trapaça, a sexualidade abusiva, etc. A causa de tudo isso é o pecado da idolatria. Será que nada disso causa revolta no coração ou indignação?

12. A igreja da nossa geração precisa formar líderes que tenham em mente o propósito de livrar milhares ou milhões de pessoas do domínio do poder das trevas. Não podemos mais, enquanto igreja de Cristo, permitir que em nossas cidades centenas, milhares e milhões de pessoas continuem escravizadas e sufocadas pelo poder do mal. É hora dos pastores, diáconos, presbíteros, professores da Escola Dominical e membros da igreja de Cristo ficarem indignados com os modismos e com a massificação cultural do inferno em nossas cidades!

III – A IGREJA PRECISA DE LÍDERES PRONTOS PARA CONFRONTAR A REALIDADE PECAMINOSA DO MUNDO (verso 17,18)

1. Assim que o apóstolo Paulo viu a cidade de Atenas dominada pela idolatria se indignou com essa realidade, ele não teve tempo para lamentações, saiu para o confronto direto a esse pecado.

2. A Bíblia diz que depois de se indignar com a idolatria de Atenas, o apóstolo Paulo foi abrir sua boca para testemunhar do Deus vivo da fé Cristã. O verbo usado no verso 17 é muito interessante: dialegomai. Ele significa expor, confrontar, disputar, discutir, argumentar, discursar com a intenção de convencer ou converter alguém.

3. O pecado do mundo a sua volta tem lhe incomodado a alma? O pecado da sua família que prejudica a igreja de Cristo tem sido combatido e denunciado? O pecado dos ímpios tem causado indignação no seu coração? E o pecado dos irmãos da igreja?

4. O verso 17 diz que o primeiro grupo que o apostolo Paulo visou foi o dos judeus e pessoas gregas tementes ao Senhor que freqüentavam as sinagogas. Lá ele discutia, argumentava e esclarecia tudo sobre Deus.

5. O verso 17 esclarece também que o apóstolo Paulo discutia todos os dias na praça principal apresentando as verdades relevantes do evangelho santo. O verso 18 diz também que ele debatia com os epicureus e com os estóicos. Mas quem eram eles?

6. Os epicureus eram aqueles que pregavam a busca do prazer pelo prazer de ter prazer. Eles ensinavam a liberdade sem limites. Eles diziam algo que a nossa geração adora ouvir: “Divirtam-se, comam, bebam e alegrem-se”. Para eles não existem normas morais, não existe nenhum divindade que se preocupe com os seres humanos, não existe vida após a morte nem julgamento divino para as nossas ações e atitudes, porque o mundo está entregue ao acaso, à mercê das circunstâncias. Por conta da filosofia dos epicureus, Atenas era um mar de imoralidade, licenciosidade e libertinagem. E por conta da nossa falta de temor, essa filosofia do inferno tem entrado nas nossa igrejas.

7. Os estóicos eram aquelas pessoas intelectuais da cidade de Atenas. O apostolo Paulo também era um intelectual por isso estava preparado para encará-los. Os estóicos eram racionais, acreditavam na existência de um ser supremo (mesmo não sendo o Deus verdadeiro), pregavam uma conduta ética rigorosa, acreditavam no destino, eram fatalistas e ensinavam que os seres humanos devem suportar os sofrimentos até alcançarem a total indiferença diante da dor. Os estóicos não morreram, ainda estão entre nós. As nossas igrejas estão cheias deles.

8. Você esta pronto para confrontar os pecadores desta geração? Você sabe abordá-los cuidadosamente? Você tem se preparado para ser usado por Deus aqui, no Brasil e em qualquer lugar do mundo? Você tem agido como um líder necessário? Você tem lembrado que os lideres são agentes de Deus na vida da igreja? Você compreende que a sua liderança é importante para confrontar os pecados do mundo?

3. CONCLUSÃO

-
O mundo pós-moderno, onde vivemos, precisa ver uma igreja de Cristo mais operante que produza uma liderança inteligente, sábia, sensível e eficaz na sua atuação, que não tenha medo de desafios espirituais ou concretos.

-
A nossa geração precisa de lideres conscientes da sua vocação, apaixonados pelo reino de Deus e preocupados com o destino das pessoas que estão ao alcance das suas vozes.

-
Deus precisa de lideres na sua igreja compromissados com o evangelho da graça, que sintam indignação com a realidade pecaminosa do mundo; que não se acostumem com os erros e tendências ideológicas, culturais, religiosas, morais ou éticas deste mundo que fazem oposição às Sagradas Escrituras (a Bíblia).




AUTOR: Pr. Paulo Vicente Ferreira das Neves

4. BIBLIOGRAFIA ESTUDADA PARA ELABORAR O SERMÃO

a) Versões Bíblicas Relevantes:

1.Bíblia Sagradas: Versão Almeida Revista e Corrigida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.
2.Bíblia Sagrada. Versão Almeida Revisada. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica Brasileira, 1991.
3.Bíblia Sagrada. Nova Tradução na Linguagem de Hoje. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.
4.Bíblia Sagrada. Edição Contemporânea de Almeida. São Paulo: Vida, 1990.
5.Bíblia Sagrada. Nova Versão Internacional. São Paulo: Vida, 2003.
6.Novo Testamento. Versão Fácil de Ler com Vocabulário. São Paulo: Vida, 2003.
b) Comentários Bíblicos Interessantes:

1.MARSHALL, I. Howard. Atos: introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão / Vida Nova, 1991.
2.STOTT, John R. A Mensagem de Atos. São Paulo: ABU, 1994.
3.WILLIAMS, David J. Novo Comentário Bíblico Contemporâneo de Atos. São Paulo: Vida, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário